Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

FIERN e UERN discutem parcerias na área de inovação

Foto: reprodução/FIERN

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu na tarde desta quarta-feira (12), a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do RN (UERN), Ellany Gurgel, na Casa da Indústria potiguar.

“A produção intelectual e de inovação tecnológica nas universidades é um bem público muito valioso”, afirma Amaro. “A FIERN está à disposição para auxiliar a UERN na missão de produzir inovação e transferir tecnologias para impulsionar o desenvolvimento do estado. Temos atividades que têm potencial de mudar a economia do estado e que podem estar na pauta das pesquisas aplicadas e de inovação tecnológica”, completa.

Já a chefe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da UERN ressaltou a importância de estabelecer parcerias com o setor produtivo para aprimorar as pesquisas da instituição. “Viemos com a intenção de apresentar o que temos em inovação na universidade, principalmente a UERN Inova, que é a agência de inovação da universidade, e ouvir como a FIERN pode colaborar com esse trabalho”, comentou Ellany.

O chefe do setor de negócios e projetos da UERN Inova, Rafael Demetrius, ressaltou o interesse de colaborar com a Federação. “Há um interesse da universidade não apenas de receber a ajuda das ferramentas que o Sistema FIERN dispõe, como o Mais RN e o IEL, mas também de contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e inovação para a indústria potiguar”, declarou.

“A UERN Inova tem muitas solicitações de registro de patentes de interesse para a indústria, mas temos uma grande dificuldade de passar para além dos muros da academia”, acrescenta.

Nesse sentido, o diretor de Inovação da FIERN, que também preside a Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) da Federação, citou o projeto Conexões RN, realizado pela comissão para unir o setor produtivo e a Academia. “Podemos conhecer a produção de pesquisa da UERN e selecionar pesquisas considerando a viabilidade econômica de aplicação dessas inovações no setor produtivo”, aponta Djalma.

Ainda no encontro, o presidente da FIERN apresentou o Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da Federação.

O coordenador do Observatório, José Bezerra Marinho, afirmou que “o Rio Grande do Norte está vivendo um momento único de realizações e oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico e nos colocamos à disposição para colaborar com a UERN no trabalho de inovação”.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas