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Nordeste aproveita descontos do preço do óleo diesel concedidos pela Rússia para abastecer região

Porto do Suape, em Pernambuco. Foto: divulgação

Importadores brasileiros estão aproveitando descontos concedidos por exportadores da Rússia para comprar diesel mais barato. Na região Nordeste, vários navios com o combustível chegam tanto no Porto de Suape, em Pernambuco, como o de Aratu, na Bahia.

O motivo para essa troca, além dos preços mais convidativos praticados pelos russos, segundo o portal ‘JC.NE‘, é porque a Petrobras está restringindo suas entregas, em função de uma parada para manutenção na refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

Em busca de novos clientes por conta do embargo sofrido por Estados e União Europeia após ter invadido a Ucrânia, em fevereiro do ano passado, a Rússia decidiu redirecionar suas exportações para países que não fazem parte desse bloco como à Turquia e países da Ásia, África e América Latina, entre os quais o Brasil que compram de países que estão dispostos a fazer o trasbordo. Atualmente, um importador brasileiro não pode comprar de uma refinaria russa pois os bancos não fecham os contratos de cambio temendo punição no sistema de credito internacional.

Na avaliação do o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida, esse modelo de negócios favorece o consumidor. “Como sempre defendi: mais competição favorece o consumidor. No ano passado, as importações de diesel da Rússia começaram a ser viabilizadas. Menos de um ano depois, os resultados aparecem”, comemorou.

Para a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), considerando os seis principais pólos de importação, a compra externa é favorável – na média – de R$ 0,12/L, variando entre R$ 0,07/L a R$ 0,17/L. Dessa forma, os preços médios do óleo diesel operam com diferenciais positivos em todos os pólos analisados.

Segundo o presidente da Abicom, Sérgio Araújo, a diferença é “muito expressiva” de modo que os descontos têm chegado a US$ 0,20 por galão (cerca de 3,8 litros) em cima do diferencial praticado pelo mercado. Eles tem como base os preços dos contratos futuros negociados na Bolsa de Nova York (NYSE). Essa diferença representa quase R$ 25,00 por metro cúbico ou R$ 0,25 por litro”. Na verdade, os importadores brasileiros estão se aproveitando uma situação especial para o óleo diesel fazendo as exportações do derivado subirem enquanto deixam para a Petrobras as importações da gasolina.

 

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