Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Banco do Brics tem grandes desafios para seu futuro

O Banco do Brics teve sua ideia proposta em 2012 por economistas ao então primeiro-ministro da Índia, Manmohan Sing. Depois de dois anos de negociações, o tratado que constituiu o banco foi assinado em 2014, em Fortaleza, com Dilma Rousseff como presidente do Brics naquele ano.

Atualmente, a ex-presidente da República assumirá formalmente o comando do Banco do Brics em Xangai, onde o Novo Banco de Desenvolvimento está localizado. No entanto, a instituição enfrenta desafios em questões estratégicas, como a lentidão na ascensão de novos membros ao banco, a limitação nas operações com moedas nacionais dos integrantes e as oportunidades perdidas.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

O banco ainda não conseguiu se tornar global, com uma carteira de investimentos em todo o mundo. E, embora a intenção seja utilizar moedas nacionais, o dólar ainda é amplamente utilizado. Além disso, há críticas sobre a falta de cooperação entre os países do bloco, que poderiam ter dado uma direção mais estratégica para o NDB.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Entre as soluções propostas para os desafios do Banco do Brics estão a integração da Índia à Iniciativa Cinturão e Rota de Pequim, a expansão do grupo e do banco, além da inclusão de novos membros com população e economia maiores, com critérios bem definidos. Um Brics Plus, que vá além do simbolismo, seria importante em um mundo de menor interdependência, em que instituições como o Banco Mundial ainda são controladas por Washington e o G7.

Embora o Banco do Brics tenha tido um bom começo, há desafios significativos a serem enfrentados para que a instituição alcance seu potencial total. A cooperação entre os países do bloco e o comprometimento com objetivos comuns são essenciais para seu sucesso no futuro.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado