A Azul Linhas Aéreas aumentou sua participação no aeroporto de Congonhas ao receber o dobro de slots, autorizações de pousos e decolagens, passando de 41 para 84 no terminal central de São Paulo. Com a ampliação, a empresa está de olho na demanda corporativa e retomou suas ligações para Curitiba e Porto Alegre, além de incrementar as operações na Ponte Aérea Rio-São Paulo e fortalecer a conexão com seu centro de conexões em Belo Horizonte.
A grande novidade da Azul em Congonhas é a criação da rota direta para Brasília, inédita na malha da empresa e uma das principais ligações do país, atrás apenas da ponte aérea Rio-São Paulo. Desde o final de março, a companhia opera 14 voos diários para a capital federal, utilizando aeronaves A320neo com configuração para até 174 passageiros.
A Gol é líder em capacidade na rota, oferecendo 26 voos diários entre Congonhas e Brasília e podendo ofertar até 33.852 assentos por semana, enquanto a Latam possui quatro operações a menos, com 22 voos diários e um total de 27.104 assentos. Tanto a Gol quanto a Latam possuem um importante centro de conexões em Brasília, sendo que a líder na ligação direta entre os dois aeroportos oferece um serviço especial para voos internacionais para Miami e Orlando, com saídas a partir de Congonhas com uma parada no planalto central.
Antes das novas autorizações em São Paulo, a Azul operava 19 voos diários em Brasília para cinco destinos: Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Cuiabá. Com a ampliação de slots em Congonhas e a criação da rota direta para Brasília, a companhia espera aumentar ainda mais sua participação no mercado aéreo brasileiro.