O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que o Ministério e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passarão a utilizar o WhatsApp para informar a população sobre perícias médicas, solicitação de benefícios e outras orientações.
A ferramenta será testada por um mês, porém ainda não foi divulgada a data prevista para o início do serviço. O Ministério da Previdência informou que avaliações internas estão sendo feitas para melhor aplicação da ferramenta e ainda não divulgou detalhes sobre como será a interação com aposentados e pensionistas.
De acordo com o ministro, “temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão”.
Atualmente, o INSS conta com uma ferramenta de inteligência artificial, a Helô, que funciona como um plantão de dúvidas exclusivamente no ambiente online, pelo site ou aplicativo Meu INSS. No entanto, golpistas usam a imagem da assistente virtual para passar credibilidade ao beneficiário e obter informações pessoais.
Por isso, é importante que a população procure os canais oficiais do INSS (aplicativo e site Meu INSS, telefone 135 ou agência de atendimento) e desligue a ligação caso seja procurada pelo celular. O número do SMS usado pela instituição para entrar em contato com os cidadãos é 280-41.
Com a utilização do WhatsApp, espera-se que a população possa ser melhor informada e que o INSS possa prevenir fraudes e golpes utilizando a sua imagem.