Nos últimos anos, a preocupação das empresas com a emissão de gases poluentes tem crescido consideravelmente, especialmente no que diz respeito ao dióxido de carbono (CO2). A liberação acima da média desse gás pode causar impactos negativos na absorção em oceanos, alterações e desastres climáticos e extinção de espécies.
A migração para a nuvem e a modernização tecnológica são estratégias fundamentais para reduzir as emissões de CO2 no mundo dos negócios. Um estudo da Accenture revela que a mudança de dados para a nuvem pode diminuir a emissão de 59 milhões de toneladas de CO2 por ano. Essa migração inicial pode reduzir as emissões em mais de 84% e até 98% com o desenvolvimento de aplicações específicas.
Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, destaca que a modernização tecnológica facilita e aprimora processos de monitoramento e gestão de ambientes de infraestrutura e serviço, melhorando a eficiência, diminuindo custos operacionais e contribuindo para a sustentabilidade com baixo consumo de energia e recursos naturais.
Para que as organizações realmente reduzam os impactos ambientais causados por suas atividades, CTOs e CIOs devem agir rapidamente e com planejamento adaptável. Gallafrio afirma que a modernização tecnológica interfere na gestão de energia e resíduos, automação de processos e adoção de tecnologias mais sustentáveis, sendo essencial que esses líderes identifiquem áreas de mudança e busquem soluções e capacitação de equipe, monitorando constantemente os resultados.
Pequenas mudanças no dia a dia das empresas, como a implementação de sistemas de iluminação LED e dispositivos de economia, sensores e sistemas de automação, podem reduzir o consumo de energia e custos. Além disso, a redução do uso do papel por meio de assinaturas eletrônicas e migração para a nuvem também contribui para a sustentabilidade.
A adoção de tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos é igualmente importante para diminuir o impacto ambiental das empresas. Gallafrio ressalta que os CTOs e CIOs devem acompanhar os indicadores de desempenho e avaliar como as trocas inteligentes estão ajudando a atingir metas de sustentabilidade, melhorando a imagem da empresa perante a sociedade e atraindo clientes e investidores que valorizam a responsabilidade social e ambiental.









