Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Professores da Faculdade de Direito da USP recebem Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Os professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Otavio Luiz Rodrigues Jr., Direito Civil, e Carlos Bastide Horbach, Direito do Estado, foram agraciados com a Medalha da Inconfidência, destacando o compromisso de ambos com os valores democráticos brasileiros. A cerimônia ocorreu em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (21/04), e enfatizou os ideais de democracia, liberdade e civilidade.

“É uma honra receber a Medalha da Inconfidência, comemorando em Ouro Preto os valores da liberdade e da democracia que inspiraram os inconfidentes e orientaram a criação da nação brasileira”, afirmou Horbach.

“A Medalha da Inconfidência é um símbolo da construção da nacionalidade ao honrar a memória de Tiradentes e a história do grande povo de Minas Gerais em sua luta pela liberdade. Receber essa comenda, que ultrapassa as fronteiras de Minas, é motivo de orgulho e de um senso ainda maior de dever”, acrescentou Rodrigues Jr.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a medalha é tradicionalmente entregue no dia 21 de abril a pessoas que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade. A honraria possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

A data marca a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no Rio de Janeiro em 1792. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto.

Dentre os agraciados, esteve o ex-presidente da República e Antigo Aluno da FDUSP Michel Temer, que foi o orador principal. A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas