Em meio à polêmicas em torno da agenda da primeira-dama Janja da Silva, que saiu para fazer compras em uma de luxo em Portugal, começa neste sábado, 22, os compromissos oficiais da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país europeu.
O chefe de Estado brasileiro participará de uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro. Na sequência, Lula tem encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, haverá almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e, à tarde, ocorre a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente, os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguida de uma plenária com as duas delegações.
Segundo o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias com o governo português.
Em relação à agenda de Janja, a assessoria da esposa de Lula informou que ela foi ao estabelecimento comercial para comprar gravatas para o presidente.
Segundo o portal ‘Metropóles’, a boutique é uma das mais caras da cidade. Os preços expostos na vitrine são altos. Uma sobrecamisa, por exemplo, custa o equivalente a R$ 6 mil. Uma malha, R$ 5,5 mil.