Ações da empresa caem 72% em 12 meses, enquanto CEO Beto Funari traça estratégias para recuperar rentabilidade e confiança dos investidores.
A Alpargatas, empresa responsável pela marca Havaianas, apresentou resultados insatisfatórios em 2022, levando a uma queda no volume de vendas e desempenho abaixo do esperado nos Estados Unidos. A empresa viu suas ações despencarem 72% em 12 meses e busca alternativas para reverter a situação.
O CEO Beto Funari admite que o crescimento acelerado trouxe complexidade à empresa e afirma que é hora de “arrumar a casa”, focando em produtos com maior retorno e priorizando segmentos de chinelos e sandálias. Funari acredita no potencial do mercado masculino e infantil para impulsionar as vendas.
Quanto à aquisição da marca Rothy’s, apontada como cara por alguns analistas, Funari projeta aceleração nas vendas através de lojas físicas e maior inteligência de mercado. A Alpargatas busca recuperar a confiança dos investidores e reverter a queda nas vendas com estratégias de eficiência e rentabilidade.
No quarto trimestre de 2022, a Alpargatas (ALPA4) registrou um prejuízo líquido consolidado de R$ 21 milhões, em contraste com o lucro de R$ 303,1 milhões registrado no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido recorrente da Havaianas atingiu R$ 81 milhões no 4T22, uma queda de 46% em relação ao 4T21.
A posição financeira líquida da companhia fechou o 4T22 em R$ 612 milhões negativos, uma redução de R$ 1,094 bilhão em relação ao 4T21. Com a adoção de novas estratégias e maior foco em eficiência, a Alpargatas busca reverter a queda no volume de vendas e recuperar a confiança dos investidores no mercado.