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Zara planeja expandir nos EUA para superar saída da Rússia

Rio de Janeiro - Vitrine de roupas em loja de rua, comércio no Centro do Rio.
(Fernando Frazão/Agência Brasil)

A holding Inditex, dona da Zara, Pull&Bear e Bershka, planeja expandir sua operação nos EUA, seu segundo maior mercado em faturamento, com a abertura de 30 novos projetos nos próximos dois anos. Esses projetos incluem novas lojas, realocações e ampliações em cidades como Nova York, Boston, Charlotte, Los Angeles, Las Vegas e Dallas.

A expansão ocorre em meio à saída da Inditex da Rússia, devido ao embargo imposto pelo governo americano, seu segundo maior mercado. O avanço faz parte de um plano de investimentos de € 1,6 bilhão para abertura ou expansão de lojas ao redor do mundo, com foco em lojas maiores.

O CEO da Inditex, Óscar García, enxerga oportunidades de crescimento muito fortes nos EUA, onde as lojas representam apenas 2% do total da rede.

A empresa enfrentará a concorrência de outras marcas espanholas e da Shein, cujas vendas já ultrapassaram as da Zara e H&M somadas em 2021 nos EUA.

García tornou-se CEO há pouco mais de um ano, e sua nomeação gerou ceticismo no mercado. Entretanto, a Inditex obteve um lucro líquido de € 4,14 bilhões no ano fiscal de 2022, representando um crescimento de 27,6% em relação ao ano anterior. A empresa, proprietária da marca Zara, alcançou receitas de € 32,5 bilhões, um aumento de 17,5% em comparação com o mesmo período de 2021.

O plano de expansão da Inditex nos EUA apresenta um desafio significativo, especialmente em um mercado que enfrenta transformações notáveis nos hábitos e preferências dos consumidores.

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