Durante a pandemia, um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil perdeu inesperadamente um de seus líderes mais ativos, o que trouxe à tona o tema da sucessão em empresas, sejam elas de serviços ou de qualquer outra natureza. Questões como a melhor estratégia para superar a falta, a prevenção da redução do faturamento, a manutenção do atendimento aos clientes sob sua gestão, a reorganização de recursos para pagamento dos haveres dos herdeiros e o custo de recolocação de um profissional com perfil semelhante se tornaram pauta urgente.
O planejamento financeiro é um pilar essencial para a operação saudável de um negócio. Em uma sociedade, a perpetuidade é fundamental, e um acordo de acionistas bem estruturado é um grande aliado nesse sentido. O especialista Luiz Eduardo Halembeck ressalta a importância de incluir o seguro de vida como um instrumento gerador de liquidez em uma estratégia sucessória, garantindo a continuidade da sociedade.
Halembeck destaca três benefícios de incluir o seguro de vida em um acordo de acionistas:
- A indenização do seguro de vida pode representar antecipação do valor dos haveres dos herdeiros, gerando conforto no caixa da sociedade;
- Um percentual da indenização pode ser destinado aos demais sócios, evitando tributação e servindo como caixa adicional para seleção de um novo profissional (Key Man Insurance);
- O caráter indenizatório do benefício do seguro de vida pode ajudar na redução ou isenção de tributação do valor dos haveres para a família do sócio falecido.
Segundo Luiz, “um bom acordo de acionistas é o ponto de partida nessa discussão, e o seguro de vida pode ser um instrumento que garante tanto a saúde financeira da empresa quanto dos herdeiros, protegendo todos os envolvidos em momentos de perda”.
A reflexão sobre a sucessão em empresas é um lembrete da importância do planejamento financeiro, especialmente em momentos de crise e incerteza. A inclusão do seguro de vida em um acordo de acionistas pode ser uma solução eficaz para garantir a estabilidade e a continuidade de um negócio, além de proporcionar conforto e segurança aos herdeiros e demais envolvidos.











