Publicidade

CNA e Apex-Brasil auxiliam Coocaminas na exportação de café para a Europa

img_1501
img_1501

CNA impulsiona exportação direta de café da Coocaminas para Europa através do projeto Agro.BR

Em abril deste ano, a Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo (Coocaminas), em Minas Gerais, exportou diretamente pela primeira vez 360 sacas de café para a Bélgica e 320 para a Espanha, graças ao projeto Agro.BR. A iniciativa, desenvolvida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), visa promover os produtos agropecuários de pequenos e médios empresários rurais no mercado internacional.

A Coocaminas, inscrita no projeto desde 2021, exportava seus produtos indiretamente por meio de um prestador de serviço (trading) até novembro de 2022, quando procurou os consultores do Agro.BR para iniciar o processo de exportação direta. Paulo Campos, consultor do projeto em Minas Gerais, auxiliou a cooperativa durante todo o processo, desde a renovação da habilitação de exportação até questões relacionadas à formação de preço e emissão de documentos.

Para começar a exportar diretamente, a Coocaminas precisou fazer ajustes internos, como contratar profissionais capacitados e habilitados para cuidar de questões comerciais e internacionais, além de prospectar novos mercados e estreitar relacionamentos. Karen Nery, gestora de comercialização da cooperativa, destacou a importância do apoio do consultor do projeto Agro.BR durante todo o processo.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, ressaltou que a exportação direta é uma opção viável para pequenos e médios produtores e que o apoio dos especialistas do Agro.BR pode ser fundamental para rentabilizar ainda mais suas exportações. A Coocaminas, por exemplo, completou a fase de exportação direta em menos de seis meses desde o contato em novembro, enquanto o prazo médio gira em torno de um a três anos.

Com mais de 160 associados e certificado “fairtrade” (comércio justo), a cooperativa também possui a qualidade “fine cup” para seu café, apresentando características muito apreciadas pelo mercado. O sucesso da Coocaminas na exportação direta é um exemplo de como a cooperação e o planejamento podem trazer resultados significativos para os pequenos e médios produtores rurais no Brasil.