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Michelin busca ampliar receita com negócios além dos pneus até 2030

Foto de Mike B
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A Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, tem planos ambiciosos para o futuro. A empresa pretende gerar entre 20% e 30% de sua receita de negócios que vão além da fabricação e distribuição de pneus até 2030. Atualmente, apenas 5% do faturamento da Michelin vêm de setores diferentes, o que representa 1,4 bilhão de euros em receita no ano de 2022.

Expansão para novos mercados

“Negócios além dos pneus” se torna central para a estratégia de crescimento da Michelin, que busca explorar novos setores com alto potencial de inovação. A empresa espera aumentar a participação desses segmentos em sua receita ao crescer 5% ao ano até o fim da década. Isso pode resultar em um faturamento total de aproximadamente 42,24 bilhões de euros até 2030.

Inovações além dos pneus

Os novos mercados visados pela Michelin estão em torno da ideia de “além dos pneus”, com foco em produtos sustentáveis e inovadores. Um exemplo disso é a ResiCare, subsidiária da empresa, que desenvolveu uma cola de alta performance utilizada no R’PLY, um “compensado responsável”. Esse material tem menor impacto ambiental, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade.

Outro produto que exemplifica essa inovação é o Michelin AirProne, um kit de almofadas de ar projetado para auxiliar pacientes com problemas respiratórios. Esses avanços tecnológicos mostram como a empresa está ampliando seu foco além da produção tradicional de pneus.

Projeções otimistas para 2030

De acordo com Florent Menegaux, presidente global da Michelin, a meta de 30% de receita proveniente de novos segmentos pode até ser ultrapassada. Com essa estratégia, a Michelin visa consolidar-se não apenas como uma fabricante de pneus, mas como uma “big tech” focada em inovação e soluções sustentáveis.