O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está trabalhando em um programa de renegociação de dívidas para contribuintes inscritos na Dívida Ativa.
O objetivo é oferecer descontos de até 70% para os devedores paulistas, permitindo que repactuem seus débitos. Tarcísio pretende usar o dinheiro arrecadado nesta operação para investimentos em sua gestão, visando uma possível candidatura na disputa presidencial de 2026.
O plano seguirá os parâmetros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que nos últimos dois anos reforçou sua capacidade de recuperação de créditos da Dívida Ativa da União concedendo descontos generosos para atrair os devedores para a mesa de negociação.
O objetivo do governador é recuperar a maior parte possível da dívida inscrita de R$ 380 bilhões e iniciar o programa até o final de julho, antes que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie o início do Desenrola – programa nacional de renegociação de dívidas para retirar os brasileiros da inadimplência.
De acordo com fontes envolvidas na elaboração do programa, a proposta é uma das principais prioridades de Tarcísio e está alinhada com a perspectiva de modernização da administração tributária.