A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido bloqueou a proposta de compra da empresa de videogames Activision Blizzard pela Microsoft no valor de US$ 69 bilhões. A CMA considerou que a aquisição seria perigosa para a indústria de jogos, prejudicando a concorrência, especialmente no segmento de jogos em nuvem.
A compra proposta levaria a empresa de Bill Gates a adquirir títulos como “Call of Duty” e “Candy Crush”.
A Microsoft já possui uma forte presença no mercado de jogos em nuvem com o Xbox Game Pass, serviço que oferece acesso a uma biblioteca de mais de 100 jogos para Xbox 360 e Xbox One, apelidado de “Netflix de games de Xbox”.
O órgão regulador britânico disse que o compromisso da Microsoft de oferecer acesso à franquia multibilionária “Call of Duty” da Activision para as principais plataformas de jogos em nuvem não resolveria efetivamente suas preocupações.
A Microsoft afirmou em comunicado que está comprometida com a aquisição e vai recorrer da decisão. A Activision também disse que “trabalhará agressivamente” com a Microsoft para revertê-la.
As ações da Activision caíram mais de 10% no pré-mercado dos EUA após a notícia.
Para ser concretizado, o negócio precisa ser aprovado por órgãos reguladores do Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. O CMA é o primeiro dos três reguladores a tomar a decisão. A Europa decidirá sobre o acordo até 22 de maio. A Federal Trade Commission dos Estados Unidos também está tentando bloqueá-lo.