O iFood está investindo US$ 100 mil na produção de embalagens biodegradáveis. A iniciativa visa ampliar a sua contribuição com a sustentabilidade na cadeia do delivery.
Para isso, o iFood fez uma parceria com a startup growPack, que usa tecnologia de ponta para desenvolver produtos que têm como matéria-prima a palha do milho e outros materiais compostáveis.
Em 2022, cerca de 30 mil embalagens foram produzidas para a fase de testes, sendo que 18 mil foram entregues gratuitamente para alguns restaurantes parceiros de diferentes tipos de culinária na região de Campinas, São Paulo.
Para receber as embalagens gratuitas, o iFood e a growPack solicitaram aos restaurantes coleta de feedbacks sobre o uso do material. Tanto restaurantes como consumidores responderam questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade.
De acordo com o público pesquisado, 77% preferem a embalagem sustentável em relação ao plástico e alumínio; 71% apontam que a aparência é melhor e 70% dos usuários consumiram o prato diretamente na nova bandeja, provando sua versatilidade.
Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood, afirma que as empresas se uniram com inteligência de mercado e expertise para construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ao meio ambiente, tanto durante sua produção quanto no descarte.
Ele também destaca que querem que o produto passe a fazer parte do dia a dia dos restaurantes parceiros como uma alternativa viável para a proteção e conservação dos alimentos do delivery, com consciência socioambiental.
A parceria entre iFood e growPack começou em 2019, mas foi interrompida pela pandemia. Em 2021, as empresas retomaram as conversas e em 2022, desenvolveram o primeiro molde, testaram e colheram ótimos feedbacks.
Foi feito então um investimento de mais de meio milhão de reais para, em 2023, focar na ampliação das ações comerciais do time da fabricante e desenvolver novos moldes para outros tipos de culinária.
A growPack está localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, e utiliza uma tecnologia 100% mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa, além da casca do milho. No processo, não há cozimento químico nas matérias-primas, o que reduz a pegada ecológica e os custos de produção.
A principal característica da embalagem de palha de milho é ser totalmente compostável, reduzindo o impacto no meio ambiente e nos oceanos, pois não gera microplásticos.
Além disso, as bandejas oferecidas ao delivery são adequadas para microondas, forno, freezer e seguras para uso com qualquer alimento embalado. Elas são resistentes por até 36 horas em contato com líquidos.
Além das embalagens sustentáveis e o fomento à reciclagem, o iFood assumiu o compromisso público de, até 2025, reduzir em 50%, em peso, a quantidade de plástico no delivery.