A Enel Distribuição São Paulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 municípios da Grande São Paulo, investiu mais de R$ 2 bilhões em 2022. Este valor representa um aumento de 24% em comparação com o ano anterior, e é destinado para modernização, automação e ampliação da capacidade da rede elétrica. O objetivo desses investimentos é melhorar a qualidade do serviço oferecido para os quase 8 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Entre as ações realizadas, destacam-se a adição de 120 quilômetros de novas redes compactas (spacer cable), que são mais resistentes às intempéries climáticas e interferências externas, e a realização de 353 mil podas de galhos de árvores próximos à rede. A empresa também realizou manutenções preventivas em 5.000 km de rede aérea.
Além disso, a Enel São Paulo investiu em automação, instalando cerca de 1.182 equipamentos de telecontrole em 2022. A empresa conta hoje com quase 10 mil equipamentos deste tipo, que permitem diminuir a duração e a quantidade de clientes impactados em eventuais interrupções do fornecimento de energia. Com a atuação remota da rede, a concessionária pode isolar rapidamente o defeito à distância, por meio de comandos realizados pela Central de Operações.
Nos últimos cinco anos, a Enel São Paulo investiu cerca de R$ 7 bilhões em modernização e expansão da rede elétrica.