Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Tecnologia e digitalização devem mudar 25% dos empregos nos próximos cinco anos

*O ano de 2021 contou com mais de 120 mil novos empregos no setor de TI até setembro, acima da projeção anterior de 60 mil.* (Foto: Hitesh choudhary/Pexels)

Uma pesquisa realizada com empregadores e divulgada durante o Fórum Econômico Global, em Davos, na Suíça, aponta que cerca de 25% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos.

De acordo com o levantamento “Futuro dos Empregos”, que utiliza informações de 800 empresas que empregam mais de 11 milhões de trabalhadores e um banco de dados de 673 milhões de vagas de trabalho, 69 milhões de postos de trabalho serão criados e 83 milhões de vagas deixarão de existir até 2027, o que resultará em uma diminuição de 2% no número de empregos.

A tecnologia e a digitalização são apontadas como os principais responsáveis pela expectativa de redução de postos de emprego. O estudo destaca que a adaptação de tecnologia avança e o aumento da digitalização causará uma rotatividade significativa no mercado.

Cargos que podem ser automatizados, como caixas de banco e postos de atendimento, serão os mais atingidos nos próximos anos. Por outro lado, é esperado um aumento na demanda por máquinas de inteligência artificial e especialistas em segurança cibernética.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas