O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou um novo aumento na taxa de juros básica em 0,25 ponto percentual, elevando a taxa para a faixa entre 5% e 5,25%. O anúncio foi feito pelo presidente do banco central americano, Jerome Powell, que declarou que esta é a décima vez consecutiva que os conselheiros da instituição decidem aumentar a taxa em um esforço para controlar os preços.
Apesar das sucessivas elevações da taxa, a inflação continua bem acima da meta estabelecida de 2%, o que tem preocupado os conselheiros do Fed. Além disso, os bancos regionais têm demonstrado instabilidade, como o First Republic Bank, que se tornou o banco mais recente a ser vendido.
Contudo, Powell afirmou que o sistema bancário americano é “sólido e resiliente”. Após tantos aumentos nos juros, ele deixou a porta aberta para uma pausa, afirmando que o comitê monetário levará em conta certos fatores ao determinar até que ponto um endurecimento adicional da política pode ser adequado para retornar dentro de um tempo a uma inflação de 2%.
Essa mudança é significativa e pode ser uma tentativa do Fed de encontrar um equilíbrio entre o controle da inflação e a estabilidade do setor bancário.