Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Juros Altos devem ser considerados crime contra a economia? – Por Vilmar Ferreira

*Por Vilmar Ferreira, CEO do Grupo Aço Cearense.

Não acredito que o presiden- te do Banco Central, Campos Neto, seja incapaz de entender que, para reduzir a inflação, a ferramenta ideal com menos impactos na economia seria a valorização do Real em vez de um processo recessivo com “aumento dos juros”. Que, sem dúvidas, geram grandes impactos negativos não só para a economia como para a sociedade em geral.

Nossa moeda valorizada é algo indispensável para re- duzir os preços dos produtos importados, dos insumos da cadeia produtiva e dos imple- mentos agrícolas. Também dos custos com logística. O Real valorizado trará queda da inflação, justificando a queda dos juros no modelo do atual presidente do BC.

A política monetária baseada em juros menores evitaria que os altos custos financeiros subtraiam boa parte dos resultados das empresas e uma fa- tia da renda da massa consu- midora, mitigando também o crescimento da dívida pública.

O governo e o setor produti- vo jamais deveriam admitir a prática de se reduzir a inflação com juros altos. Ou seja, com recessão. Cabe lembrar que essa estratégia equivocada não é interessante sequer para o mercado financeiro. Afinal, a Selic mais baixa melhora as condições de obter melhores lucros em escala e sem o es- tresse da inadimplência e das recuperações judiciais.

Os juros reais do Brasil, hoje os mais altos do mundo, cons- piram contra o crescimento econômico, os investimentos e a geração de empregos. Contribuem para o crescimen- to da miséria e violência.

*Opinião – Artigo Por José Vilmar Ferreira, CEO do Grupo Aço Cearense.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas