Publicidade

Mercado Livre registra crescimento de 35,1% no primeiro trimestre de 2023

Foto: Jonne Roriz/Bloomberg
Foto: Jonne Roriz/Bloomberg
Foto: Jonne Roriz/Bloomberg
Foto: Jonne Roriz/Bloomberg

O Mercado Livre (Nasdaq: MELI), líder em tecnologia de e-commerce e serviços financeiros na América Latina, encerrou o primeiro trimestre de 2023 com resultados expressivos em todos os segmentos de seu ecossistema. A empresa exibiu um aumento acelerado de receita e eficiência operacional, sustentando um crescimento rentável no longo prazo.

No trimestre, a receita total na América Latina atingiu US$ 3 bilhões, um crescimento de 58,4% em moeda constante e 35,1% em dólar em relação ao mesmo período do ano anterior. Os três principais mercados – México, Argentina e Brasil – apresentaram forte aumento de receita em dólar, com crescimento de 62%, 39% e 26%, respectivamente. O Brasil responde por 52% da receita líquida da empresa.

A base de usuários ativos ultrapassou a marca de 100,5 milhões, com 3,9 milhões de novos usuários nos primeiros três meses de 2023. O resultado operacional na América Latina foi de US$ 340 milhões, com margem de 11,2% e crescimento de 145,0% em dólar, destacando o sólido desempenho e oportunidades de expansão em todos os mercados em que atua.

O lucro líquido no período alcançou US$ 201,4 milhões, um aumento de 208,5% na comparação anual, impulsionado principalmente pelo maior lucro das operações. A geração de caixa operacional manteve-se forte, permitindo que a posição total crescesse US$ 859 milhões no primeiro trimestre.

No segmento de e-commerce, a receita líquida cresceu 53,9% em moeda constante e 31,2% em dólar, totalizando quase US$ 1,7 bilhão. Esse resultado foi obtido graças ao rápido crescimento do volume de vendas, com 46,1 milhões de compradores únicos – um aumento de 16,5%.

Por sua vez, a receita líquida da área de fintech atingiu quase US$ 1,4 bilhão, com crescimento de 40,1% em dólar e 64,3% em moeda local. O Mercado Pago ultrapassou 44,5 milhões de usuários ativos, alta de 24,3%, com crescimento em todos os mercados da região.

Andre Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre, ressalta a liderança da empresa no e-commerce e o compromisso com o crescimento rentável na América Latina. Ele destaca que, após dois anos de intenso desenvolvimento, produtos de seguros e investimentos mostram-se cada vez mais promissores para complementar a estratégia ecossistêmica da companhia.