A Ultrapar Participações S.A. (B3: UGPA3), um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, divulgou na quarta-feira (03/04) seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023 (1T23), registrando um lucro líquido de R$ 274 milhões, o que corresponde a uma queda de 41% em comparação com o mesmo período do ano anterior (1T22).
Segundo a companhia, essa redução no lucro líquido decorre principalmente do menor Ebitda Ajustado recorrente da Ultrapar, resultado das desconsolidações dos resultados das empresas Oxiteno e Extrafarma. Apesar disso, a Ultrapar também registrou menor despesa financeira líquida e redução nos custos e despesas com depreciação no período analisado.
A Oxiteno, empresa do grupo Ultrapar especializada na produção de especialidades químicas, e a Extrafarma, rede de drogarias também pertencente ao conglomerado, foram desconsolidadas dos resultados da Ultrapar no 1T23, impactando diretamente no Ebitda Ajustado recorrente.
Além disso, o balanço divulgado aponta que a menor despesa financeira líquida contribuiu para a redução do lucro líquido, pois houve uma diminuição das despesas relacionadas a empréstimos e financiamentos. Outro fator que influenciou a queda foi a redução nos custos e despesas com depreciação, que pode estar relacionada a investimentos realizados em períodos anteriores.
Apesar do desempenho negativo no 1T23, a Ultrapar segue como um dos principais players no setor de infraestrutura e serviços no Brasil, com atuação em segmentos como distribuição de combustíveis, química, varejo farmacêutico e serviços especializados.
A divulgação dos resultados do 1T23 reforça a importância de acompanhar o desempenho das empresas e seus respectivos setores, assim como analisar as perspectivas de crescimento e os desafios enfrentados. O mercado estará atento às próximas divulgações da companhia e aos movimentos estratégicos que possam reverter a queda no lucro líquido apresentada neste trimestre.









