O turismo rural no interior de São Paulo tem se consolidado como motor de renda para famílias empreendedoras. Há nove anos, a família de Angela Giora decidiu trazer para o Brasil a experiência de 30 anos produzindo queijos artesanais na Itália. Na Fazenda Terra Límpida, localizada em Cássia dos Coqueiros, a cerca de 350 km da capital, ela passou a fabricar queijos com leite orgânico extraído no próprio local, agregando valor e autenticidade à produção.
Turismo rural no interior de São Paulo ganha força com apoio institucional
Angela é uma das cerca de 60 produtoras rurais que apostaram no turismo para fortalecer seus negócios. Ela participou da 28ª Agrishow, encerrada no último dia 05/06, no estande da Secretaria de Turismo e Viagens de SP.
“A gente consegue comunicar isso ao público, ressaltando também o bem-estar dos nossos animais. Além dos queijos, a gente recebe os turistas para almoçar. Oferecemos comida italiana, também produzimos pão caseiro com fermentação natural”, contou.
No espaço de 1.200 m², visitantes puderam degustar e comprar produtos como cafés, vinhos e charcutaria de produtores participantes das rotas gastronômicas do Programa Sabor de SP. A iniciativa integra também ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Turismo rural impulsiona experiências únicas em SP
A Fazenda Irarema, em São Sebastião da Grama, também marcou presença na feira. Conhecida pela produção de azeites de oliva, a propriedade familiar oferece ao turista uma experiência completa, do passeio entre os olivares à observação do processo de extração e envase. “É a primeira vez que a gente expõe na Agrishow e quer permanecer todos os anos”, afirmou o produtor Leonardo Roca.
Segundo o Sebrae, o turismo rural no estado paulista cresce quase 30% ao ano. Para o secretário Roberto de Lucena, o agroturismo é uma força estratégica do estado.
“Estamos expondo essa grande riqueza e o protagonismo do produtor rural”, afirmou.