A segunda semana do mês de maio terá como temas principais a serem observados com atenção os dados oficiais sobre a inflação do Brasil e países mundo afora como o Estados Unidos.
Em solo brasileiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de abril será divulgado na próxima sexta-feira, 12. A aposta dos setores que acompanham os dados é que os índices inflacionários sofram uma variação positiva, em torno de 0,55% e de 4,10% nos últimos doze meses.
Antes do anúncio oficial do IPCA da inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai divulgar nesta terça-feira, 9, a ata oficial, com as justificativas para a manutenção da taxa Selic em 13,75%, decisão bastante por representantes da indústria e do governo federal.
Por falar em indústria, este setor terá os dados relacionados à sua produção em março divulgados. O mercado aposta uma variação positiva de 0,7%, no comparativo com fevereiro.
Inflação nos EUA e China
Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) vai ser divulgado na quarta-feira, 10 e a tendência é de elevação mensal dos índices inflacionários em 0,4%, além de acumulo de 5,6% em doze meses.
Na Ásia, a China, uma das principais parceiras comerciais do Brasil, também vai revelar dados referentes à sua inflação na mesma data dos Estados Unidos. Um dia antes, na terça, os chineses divulgarão detalhes sobre o resultado de sua balança comercial. A previsão é de superávit de US$ 74,3 bilhões em abril, cifra menor que os US$ 88,19 bilhões de março. Em relação às exportações, a expectativa é que haja uma desaceleração, com crescimento mensal de 8% (ante variação positiva de 14,8% em março).









