As exportações de soja do Brasil atingiram uma média diária de 802,4 mil toneladas até a terceira semana de abril, o que representa um aumento significativo em relação às 603,8 mil toneladas por dia do mesmo mês em 2022. De acordo com dados do governo federal, o país já enviou 10,4 milhões de toneladas de soja ao exterior este mês, comparado a 11,47 milhões de toneladas em abril do ano passado.
Em geral, os volumes de soja embarcados em abril são altos, com a maior parte da colheita da safra de verão já disponível para envio. A máxima histórica foi alcançada em abril de 2021, quando o Brasil exportou 16,1 milhões de toneladas de soja, segundo o governo.
As exportações de petróleo também apresentaram um aumento significativo, com embarques somando 4,41 milhões de toneladas até a terceira semana de abril, um aumento de 45% na média diária em relação ao mesmo mês do ano passado.
No entanto, as exportações de carne bovina in natura registraram uma queda considerável, com média diária de 5,57 mil toneladas até a terceira semana de abril, em comparação com as 8,28 mil toneladas diárias em abril de 2022. A suspensão temporária de negócios com a China ocorrida entre fevereiro e março acentuou as perdas nos preços da carne bovina exportada, limitando o interesse dos frigoríficos em vendas externas, de acordo com a Scot Consultoria.
As exportações de trigo, por sua vez, já superam o total registrado em abril do ano passado, com 230,95 mil toneladas em comparação com as 147,2 mil toneladas de abril de 2022.