Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Produção e vendas de veículos sofrem queda em abril

Industria Automobilistica

A produção de veículos leves e pesados teve uma queda de 19,4% em abril em relação a março, totalizando 178,9 mil unidades fabricadas, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Esse resultado reflete as nove paralisações nas linhas de montagem ocorridas no último mês. Empresas como GM, Hyundai, Mercedes-Benz, Scania, Stellantis e Volkswagen foram afetadas, principalmente devido à queda na demanda.

O problema das paralisações tem se repetido com frequência desde o início de 2023, com a Anfavea registrando oito interrupções ao longo do primeiro trimestre. A desaceleração das vendas e a ociosidade nas fábricas do setor automotivo têm impulsionado discussões sobre a produção de carros populares, cujos preços são estimados entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

As vendas de veículos leves e pesados também apresentaram queda em abril, com uma redução de 19,2% em relação a março, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram emplacadas 160,7 mil unidades no último mês, e as locadoras foram os principais compradores, adquirindo 47 mil veículos.

Além do desaquecimento do mercado, os feriados também tiveram impacto, já que abril teve cinco dias úteis a menos que março. No acumulado do ano, foram licenciadas 632,3 mil unidades, representando um aumento de 14,4% em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. No entanto, vale destacar que as vendas no mesmo período do ano passado foram afetadas pela escassez de peças.

A produção também tem sido afetada. No final de março, havia um aumento acumulado de 8% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Atualmente, o crescimento é de 4,8%, com tendência de piora.

As exportações também foram prejudicadas pelas quedas nas vendas na Argentina, Chile, México e Colômbia, terminando abril com uma queda de 23,9% em relação a março. De acordo com a associação das montadoras, 34 mil unidades foram enviadas ao exterior no último mês.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas