De acordo com um levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51,8% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, que será comemorado em 13 de maio. No mesmo período de 2022, esse número era de 50% dos consumidores entrevistados. O estudo, que contou com a participação de 1.663 entrevistados em todo o país, também revelou que 30,2% não têm a intenção de fazer compras durante esse período, enquanto outros 18% ainda não decidiram.
Dos entrevistados que planejam presentear suas mães, 41,2% pretendem gastar mais do que no ano anterior, sendo que a grande maioria (78,8%) estima desembolsar entre R$ 50 e R$ 300. Por outro lado, 30% planejam gastar menos, um percentual menor do que em 2022.
A maioria das compras deverá ser realizada em pequenos estabelecimentos e comércios locais (46,2%). Além disso, a preferência é por adquirir os produtos presencialmente, em lojas físicas (61%). A compra de itens de vestuário continua sendo uma das principais opções para presentear as mães, representando 57,7% das intenções de compra, um percentual menor do que antes da pandemia (80%).
A pesquisa também revela que presentes relacionados à beleza, joias e bijuterias ainda estão entre as opções mais lembradas para presentear as mães, totalizando cerca de 61,5% das intenções de compra. Houve uma diminuição na procura por móveis, eletrodomésticos e produtos eletrônicos, que juntos correspondem a cerca de 36,2% das preferências, em comparação aos quase 73% registrados na pesquisa de 2022. Chocolates foram mencionados por 15,7% dos entrevistados.
O levantamento também aponta uma redução na disposição de realizar compras parceladas em comparação com as intenções de compra de 2022. No entanto, para a maioria dos itens, ainda há preferência pelo uso de dinheiro em espécie e cartões de débito como forma de pagamento à vista, em comparação com a modalidade PIX.