Entidades representativas do setor de energia e da indústria assinaram um novo acordo de cooperação denominado Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável. O principal objetivo dessa parceria é acelerar o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio renovável (H2R), tanto para exportação quanto para consumo doméstico.
O acordo foi assinado pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio).
O pacto estabelece seis objetivos centrais: contribuir para a definição de um arcabouço regulatório; desenvolver o mercado de aplicação do hidrogênio renovável; promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da economia do hidrogênio renovável; promover o uso do hidrogênio de origem renovável no país; disseminar as oportunidades do hidrogênio renovável para seus associados e para a sociedade brasileira; e aumentar a competitividade da produção e uso do hidrogênio renovável.
As ações conjuntas abrangerão atividades e projetos técnicos e institucionais, visando à cooperação e participação das partes em grupos de trabalho, comissões técnicas, eventos, reuniões, debates, seminários, palestras, road shows, estudos, publicações e todas as iniciativas necessárias para desenvolver a cadeia de valor do hidrogênio renovável no país, estimular investimentos e negócios, bem como promover sua divulgação no Brasil e no exterior.