Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ceará e Países Baixos firmam acordo para Corredor de Hidrogênio Verde e Parceria de Portos Verdes

Nesta quarta-feira (10/05), um marco importante ocorreu no Porto do Pecém, com a assinatura dos acordos de criação do Corredor de Hidrogênio Verde (Green Hydrogen Corridor) e da Parceria de Portos Verdes (Green Ports Partnership) entre o Ceará e os Países Baixos. O Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI, Paulo André Holanda (foto), representou o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, no evento.

Esses projetos visam estabelecer um corredor de suprimentos para as indústrias do setor do hidrogênio verde, conectando a cadeia produtiva do Ceará à da Holanda, a fim de atender à demanda europeia através do Porto do Pecém. Diversas autoridades e executivos participaram da cerimônia, como o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o Primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos, Mark Rutte.

Empresas líderes em projetos de hidrogênio verde no Ceará também marcaram presença, como Fortscue, AES Brasil, Casa dos Ventos, Qair Brasil, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam e EDP Brasil.

“O ponto alto da assinatura deste projeto é que temos, dentro do nosso escopo da Federação, uma importância muito alta para encontrar caminhos para a qualificação profissional para as empresas que irão se instalar no Porto do Pecém. Iremos promover inovação e novas tecnologias e precisamos falar que a Federação é um indutor para as empresas se instalarem aqui, em parceria com o Governo do Estado, empresários e a academia”, disse Paulo André.

“Está assinatura deixa claro o papel da FIEC, liderada pelo Presidente Ricardo Cavalcante, em buscar facilitar a vida dos industriais provendo Educação de Qualidade, Inovação, soluções de saúde e segurança e dados estrategicos”, completou o executivo.

O Governador Elmano de Freitas ressaltou a relação comercial entre o Ceará e a Holanda, destacando a parceria entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã e as iniciativas para impulsionar o setor de hidrogênio verde.

A assinatura dos acordos também foi transmitida na World Hydrogen Summit 2023, um dos principais eventos globais de hidrogênio verde, que está sendo realizado em Roterdã.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas