Publicidade

Pesquisa mostra amplo apoio público ao uso de energia nuclear

Um relatório colaborativo entre as organizações não governamentais ClearPath, Third Way, Potential Energy Coalition e RePlanet revelou um amplo apoio público ao uso de tecnologias avançadas de energia nuclear para geração de eletricidade.

Surpreendentemente, esse apoio se estende inclusive a políticos verdes, grupos ambientalistas e países como a Alemanha, que optaram por eliminar gradualmente seus reatores comerciais. O relatório enfatiza que formuladores de políticas e investidores não devem temer a opinião pública ao tomar decisões urgentes em relação ao apoio a novas implantações nucleares avançadas.

A pesquisa, baseada em mais de 13 mil entrevistados em oito países (França, Alemanha, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul), revelou um forte apoio à energia nuclear avançada em cada nação. Polônia, França e Suécia apresentaram os níveis mais elevados de apoio, com uma proporção de pelo menos cinco a um.

A Polônia foi o país mais favorável à energia nuclear, com uma proporção de dez apoiadores para cada crítico. Mais de 80% dos entrevistados em geral e autodeclarados apoiadores ou membros de grupos ambientalistas concordaram com o uso de energia nuclear avançada. Além disso, mais de 75% dos poloneses acreditam que a energia nuclear é necessária para alcançar as metas climáticas, o maior nível de concordância entre os países pesquisados.

A Polônia anunciou planos ambiciosos para a construção de novos reatores nucleares em grande escala e está considerando também a implementação de reatores modulares menores. Na França e na Suécia, há um claro consenso sobre a importância da energia nuclear avançada, com apoio dos principais partidos políticos. Em ambos os países, 69% dos entrevistados concordam totalmente ou concordam com o uso das mais recentes tecnologias de energia nuclear em conjunto com outras fontes.

Em contrapartida, apenas 15% dos franceses e 13% dos suecos discordam total ou parcialmente. A maioria em ambos os países acredita que a energia nuclear deve ser a escolha principal de energia, citando a independência energética como a razão principal para apoiar a energia nuclear avançada.

Mesmo na Alemanha, que decidiu eliminar gradualmente a energia nuclear e desativou recentemente seus últimos reatores comerciais restantes, a maioria, incluindo membros e apoiadores de grupos ambientalistas, apoia a tecnologia nuclear avançada.

51% dos entrevistados concordam fortemente ou concordam com o uso de energia nuclear avançada, enquanto os apoiadores superam os oponentes em uma proporção de dois para um. Os defensores alemães também citaram a independência energética como o argumento mais forte em favor do uso da tecnologia nuclear.