Liderado pelo governo de Minas Gerais em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), o lançamento mundial da iniciativa Lithium Valley Brazil, na bolsa de valores de Nova York, Nasdaq, ocorreu na terça (09/05) e marcou a entrada do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no mapa global na cadeia de lítio.
A iniciativa tenta atrair investimentos internacionais para exploração do lítio no norte mineiro, que concentra a maior reserva desse mineral no Brasil. O lítio é matéria-prima de baterias para veículos elétricos e para a cadeia de geração de energias renováveis, sua demanda crescer 40 vezes nas próximas duas décadas.
No encontro, Vitor Saback, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, disse: “Hoje lançamos o Vale do Lítio brasileiro, que vai ajudar no desenvolvimento do país e contribuir com a transição energética mundial. A transição energética é um dos eixos principais do desenvolvimento do nosso país.”
Contudo, o país ainda discute os efeitos da devastação em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha preocupa comunidades locais, que pediram a atuação do Ministério Público.
Os agentes envolvidos na iniciativa defendem que a exploração de lítio no estado mineiro tem baixo impacto ambiental e pode ser abastecida com quase 100% de energia renovável, e não utiliza químicos poluentes em seu processo. “O Brasil demonstra que além de preservar e conservar seu território, ele exporta sustentabilidade de diversas formas, dando ao mundo meios de se descarbonizar”, fimalizou Sabak.









