O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira (11/05) que o país vai oferecer um novo crédito fiscal para investimentos ecológicos e dará incentivos em dinheiro para a compra de novos carros elétricos, contanto que sejam fabricados na Europa.
Previsto para o orçamento do ano que vem, o novo crédito tributário tem expectativa de gerar investimentos privados no valor de 20 bilhões de euros (22 bilhões de dólares) até 2030, e criar dezenas de milhares de empregos. A medida cobriria os gastos de capital das empresas entre 25% e 40% de seus investimentos em instalações de energia eólica e solar, bombas de calor e baterias, disseram autoridades da presidência.
Um projeto de lei do setor industrial verde deve ser apresentado na próxima terça-feira e vai incluir planos para aumentar o investimento em treinamento e reduzir pela metade o tempo necessário para montar uma nova fábrica na França. O governo Macron quer disparar investimentos em tecnologias ambientalmente sustentáveis para que o país possa competir com empresas dos EUA.
“Esta estrutura de financiamento deve nos ajudar a competir com o IRA dos americanos”, disse Macron ao delinear medidas para reverter o declínio industrial de longo prazo da França.