Publicidade

“Integração de dados no agro é fundamental”, revela diretor da CNA

O diretor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, participou, na quinta-feira, 11, do seminário online “Integração de Agrodados”, promovido pela Center for Artificial Intelligence (C4AI).

Para o dirigente, a integração de dados no agro é fundamental, principalmente em razão da entrada do setor no mercado de capitais. “Diante da escassez de recursos do crédito oficial, o agro tem explorado esse sistema financeiro, que tem exigido transparência e informações atualizadas”, detalhou.

Rudy Ferraz moderou o debate com o pesquisador do C4AI e professor da USP, Antônio Saraiva, e a analista da Embrapa Agricultura Digital, Débora Druquer.

Segundo Rudy, tem sido cada vez mais necessária a organização de dados no agro para que ele seja ainda mais transparente e mostre sua sustentabilidade para o mundo. “É uma oportunidade de termos mais produtividade, menor custos de produção e maior qualidade dos produtos”, acrescentou.

Ferraz disse que a efetiva integração de dados no setor esbarra na falta de conectividade no campo. “O tema é uma prioridade para a CNA. Nós temos acompanhado o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), inclusive temos um assento no conselho, para ajudar a implementar e ampliar a conectividade na área rural”, ressaltou.

O professor Antônio Saraiva disse que a conectividade no campo é um gargalo e que diz respeito a um problema maior de falta de recursos do governo e tecnologia. Já a analista Débora Druquer citou o projeto SemeAR, que é desenvolvido por diversas entidades, e que tem por objetivo aumentar a geração de riqueza no meio rural por meio de tecnologias digitais.