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Receita de fabricantes de notebooks e desktops no Brasil cai 10% em 2022

A consultoria International Data Group (IDC) divulgou dados preocupantes sobre o mercado de notebooks e computadores de mesa (desktops) no Brasil. Em 2022, a receita dos fabricantes desses dispositivos atingiu R$ 33 bilhões, registrando uma queda de 10% em comparação com o ano anterior. Além disso, as vendas totalizaram 8,6 milhões de unidades, apresentando uma diminuição de 2% em relação a 2021.

Essa queda nas vendas foi impulsionada pelas vendas fracas no varejo, o que representa um desafio contínuo para o segmento de consumo em 2023, de acordo com a IDC. A virada do ano foi marcada pelo alto volume de estoques nos canais varejistas, o que torna o ano de 2023 especialmente desafiador para a indústria.

Diante desse cenário, os fabricantes devem se concentrar no segmento corporativo, especialmente nas áreas governamentais e educacionais, onde se espera um aumento no volume de licitações durante o segundo semestre, sob o novo governo.

Dos 8,6 milhões de computadores vendidos em 2022, 6,51 milhões foram notebooks e 2,04 milhões foram desktops, o que representa reduções de 7% e 20%, respectivamente, em comparação com 2021.

Embora os preços das máquinas tenham registrado uma leve queda, isso não foi suficiente para impulsionar as vendas. Em média, um desktop custou R$ 3.394 e um notebook R$ 3.946 em 2022, valores 2% e 10% mais baixos do que no ano anterior.

No varejo, foram vendidas 4,4 milhões de unidades no ano passado, uma queda de 13% em relação a 2021. Por outro lado, no mercado corporativo, foram vendidas 4,15 milhões de unidades, representando um aumento de 15% na mesma comparação.

De acordo com a IDC, a antecipação de negócios no último trimestre devido à transição do governo federal impulsionou as vendas corporativas ao longo do ano. No entanto, no quarto trimestre, que normalmente é aquecido pelas vendas de Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a receita com as vendas de computadores foi de R$ 7,5 milhões, o que representa uma queda de 35%. Além disso, as 2,2 milhões de máquinas vendidas representaram um recuo de 15% em comparação com o mesmo período de 2021.

No quarto trimestre, houve uma redução de 20% nas vendas de notebooks, com 1,62 milhão de unidades vendidas, enquanto as vendas de desktops apresentaram um aumento de 4% com 511 mil unidades comercializadas em relação ao mesmo período do ano anterior.

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