O Pix se tornou o mais recente método de pagamento e transferência utilizado pelos brasileiros desde o seu lançamento no final de 2020, movimentando trilhões de reais no Brasil. Devido à sua facilidade, o PIX se tornou um sucesso e o Banco Central anunciou a criação do Pix internacional, com o objetivo de facilitar e tornar mais econômicas as transferências para o exterior.
Embora o Pix internacional ainda não esteja em funcionamento, o presidente atual do Banco Central, Roberto Campos Neto, concedeu uma entrevista em fevereiro, na qual informou que está em negociações com quatro países da América Latina: Uruguai, Colômbia, Chile e Equador.
De acordo com o presidente do Banco Central, a ideia é estender o método de pagamento e transferência instantâneas, como ocorre atualmente no Brasil, entre esses países da América Latina, formando uma espécie de bloco econômico.
Ainda não há uma data exata para o lançamento do Pix internacional. Em novembro de 2022, um economista e consultor do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central informou que a função do Pix internacional deve ser implementada em até dois anos, ou seja, até o final de 2024.
Nexus
O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) é responsável por desenvolver uma plataforma que permitirá a mesma funcionalidade do Pix em mais de 60 países, e essa plataforma provavelmente será utilizada como o Pix internacional.
Essa plataforma é chamada de Nexus e foi criada e testada pelo BIS. O Nexus funcionará como o Pix internacional entre todos os países participantes. O BIS explicou que o Nexus ainda está em fase de testes e que há alguns pontos importantes que precisam ser garantidos antes do lançamento oficial.
Atualmente, há dificuldades em transferir dinheiro para contas internacionais, como a demora nas operações e as taxas de câmbio. Assim como o Pix funciona no Brasil, o objetivo do Nexus será reduzir o tempo necessário para que o dinheiro seja creditado nas contas internacionais, além de diminuir as taxas cambiais e aumentar o número de transações que podem ser realizadas diariamente.









