Na terça-feira (16), a Bolsa de Chicago divulgou que a soja liderou a queda dos grãos negociados pressionada pelo avanço do plantio nos Estados Unidos. Os contratos com vencimento em julho recuaram 2,62%, a US$ 13,64 por bushel.
A semeadura da safra americana de soja 2023/24 avançou 14 pontos percentuais em uma semana e chegou a 49% da área até o último domingo, informou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). No ano passado, 27% da área havia sido plantada até esta mesma data e a média para os últimos cinco anos é de 36%.
Em Illinois e Iowa, dois dos principais estados produtores, a semeadura avançou 77% e 69% nas respectivas áreas. No ano passado, os percentuais eram de 38% e 34% nessa mesma ordem.
Em relatório, a consultoria Granar disse que as previsões climáticas também jogam pressão no mercado da soja em Chicago. “As chuvas persistem em áreas do Cinturão de Milho dos EUA, o que melhorará a condição hídrica dos solos. Ao contrário do que foi visto até ontem, agora a previsão estendida de 8 para 14 dias inclui Nebraska na área que teria chuvas acima do normal.”