Pesquisa realizada pela Conversion mostra que o Mercado Livre é a principal plataforma a ser buscada por internautas quando o assunto é transação comercial. Somente no mês de maio, o portal teve mais de 308 milhões de acessos, acima de concorrentes de peso do e-commerce como a Amazon, Shein, Shopee e AliExpress.
Atrás do Mercado Livre vem a Amazon Brasil, que manteve a 2ª colocação no ranking após obter mais de 169 milhões de acessos. Das empresas asiáticas atuantes no setor, a primeira e 3ª é a Shopee, com 137 milhões de acessos.
Quanto o assunto é audiência no mundo online, o Mercado Livre também lidera, com 13,8% de participação, enquanto a Amazon Brasil possui 7,6% e Shopee vem em terceiro lugar, com 6,2%.
No geral, os dez maiores portais de e-commerces detêm 48,9% da preferência brasileira.
Queda em abril
No período entre a Páscoa e o dia das Mães, o levantamento mostrou que em níveis gerais, houve queda do tráfego envolvendo empresas que atuam com e-commerce no Brasil em abril.
No comparativo com o Dia da Mulher, a queda de buscas foi de 5%, enquanto em março, nesse período, o número de acessos teve crescimento de 8%.
Um dos fatores que explicam esses indicadores é o cenário de incertezas vivenciado pela economia brasileira, apesar de fatores positivos como a desaceleração da inflação. Para o CEO da Conversion, Diego Ivo, o endividamento das famílias brasileiras impacta diretamente nas buscas do e-commerce, pois os consumidores ainda estão com “pé no freio”, em relação a compra de novos produtos.










