A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na quinta, 18, revela que o número de pessoas desempregadas cresceu no estado do Ceará, no primeiro trimestre de 2023.
Ao todo, o índice de desocupação atingiu a taxa de 9,6, com subida de 1,8% no comparativo com o último trimestre de 2022, que registrou 7,8%.
Segundo o levantamento, também cresceu o número de pessoas consideradas aptas a trabalhar: 86 mil a mais, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Essa taxa é calculada utilizando o perfil de de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir), em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).
Iniciativa privada
O número de pessoas que trabalham com carteira assinada, estimados em 928 mil pessoas, não teve variação considerada significativa, enquanto o número de profissionais sem ter a CLT assinada, em torno de 702 mil pessoas, teve uma redução de 81 mil pessoas, variação de 10,4%.
Já o nível ocupação atingiu 46,6% e teve queda de 2,3% em relação ao trimestre anterior, enquanto o número de pessoas ocupadas aumentou em 4,1%, mas em relação ao 4T22, houve queda de 4,9%.