Uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostra que o perfil do investidor brasileiro continua sendo conservador, porém, a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço. De acordo com a 6ª edição do Raio X do Investidor, o uso de aplicativos se tornou o principal meio de investimento para os brasileiros.
O índice aumentou de 33% em 2021 para 43% em 2022, superando o percentual daqueles que preferem realizar investimentos presencialmente no banco, que era o meio preferido até então. Esse comportamento é liderado pelas classes A/B e C, com grande influência da geração Z e millennials, e foi reforçado durante a pandemia.
Embora a facilidade de investir pela internet seja atrativa, é importante tomar cuidado para garantir a segurança dos dados pessoais. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos investem cerca de R$ 35 bilhões por ano em tecnologia, sendo que 10% desse valor é direcionado para a cibersegurança.
O levantamento também revelou que houve um crescimento no percentual de investidores em todas as gerações, com destaque para a geração Z, que apresentou o maior aumento. Essa geração também é a que mais busca a digitalização na hora de investir.
Embora os bancos tradicionais ainda sejam os mais lembrados e mencionados pelos brasileiros, os bancos digitais estão ganhando espaço, sendo mencionados por aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.
A poupança continua sendo o produto financeiro mais conhecido pelos brasileiros, seguido pelo investimento em ações na bolsa de valores.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 29 de novembro de 2022, por meio de 5.818 entrevistas presenciais. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.