A Latam Airlines e a Airlink firmaram um acordo de compartilhamento de voos entre o Brasil e a África do Sul.
Essa parceria estratégica permitirá que a companhia aérea sul-americana ofereça aproximadamente 50 destinos adicionais, a maioria deles em 14 países africanos, incluindo Angola, Quênia e Moçambique. Além disso, a Airlink terá a oportunidade de substituir a South African Airways no mercado doméstico.
A Airlink se tornou a primeira cliente da Embraer no continente africano em 2017 e atualmente possui uma frota com mais de 50 jatos fabricados pela empresa brasileira. Em julho de 2022, a AERO Magazine divulgou que a Airlink assinou um contrato de arrendamento com a Nordic Aviation Capital (NAC) para três aeronaves do modelo E195.
A Latam retomará os voos entre São Paulo (GRU) e Joanesburgo (JNB) em 2 de setembro, utilizando a aeronave Boeing 787-9, com três frequências semanais. Com o acordo de compartilhamento de voos, os passageiros terão acesso a uma ampla rede de destinos africanos, fortalecendo as opções de conexões entre os continentes e facilitando o intercâmbio comercial e turístico.