Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Contrato de concessão do Aeroporto de Natal pode ser assinado em setembro, prevê Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o novo contrato de concessão do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), poderá ser assinado em setembro deste ano. Na documentação, constarão regras e diretrizes a serem cumpridas pela Zurich Airport, que será a responsável pela gestão da principal via de acesso aérea no Rio Grande do Norte.

Após a assinatura do contrato, terá início o processo de transição envolvendo a atual concessionária, Infroamérica, e a futura gestora. O tempo de duração será de 30 anos.

“A previsão do edital é de que a comprovação de habilitação ocorra até o mês que vem. Obviamente que a concessionária que está entrando e a que está saindo querem que as coisas aconteçam o quanto antes, mas potencialmente poderemos ter o contrato assinado em meados de setembro. A partir disso, tem a assinatura, mas o contrato não é eficaz, porque para ser o Governo precisará complementar a indenização que for aprovado. O histórico tem mostrado que o processo de transição ocorre muito bem e acredito que vai acontecer desse modo também na transição entre as empresas”, disse o diretor da Anac, Tiago Sousa Pereira.

Em comunicado oficial distribuído para a imprensa, a Infroamérica informou que o início da transição será realizada a partir de 2024.

“Após o leilão, há um processo de averiguação da documentação, assinatura do contrato e o pagamento do lance efetuado no certame. Com a eficácia do contrato, a Inframerica e a nova operadora iniciarão a fase de transição do Aeroporto de Natal, para então, passar a ser operado exclusivamente pelo novo administrador. Até que a Zurich Airport assuma integralmente a concessão, a Inframerica seguirá a frente do terminal aéreo, realizando com a excelência de sempre a operação do terminal potiguar. A previsão é que a transição entre as empresas aconteça no início de 2024”, i

Na última sexta-feira, 19, a empresa suíça arrematou a concessão por R$ 320.000,012, na primeira relicitação da história do Brasil, sendo 41% sobre o lance mínimo, que era de R$ 226,9 milhões. O leilão ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, além de outras autoridades e representantes das empresas interessadas em arrematar o terminal.

Na avaliação do CEO Latam da Zurich Airport, Tobias Markert, a concessão do aeroporto é um passo importante para a operação da empresa suíça no Brasil. “Estamos investindo no Brasil há muito tempo. Acreditamos no potencial do País e do Rio Grande do Norte”, informou.

Em 2022, o Aeroporto de Natal encerrou o ano com um fluxo de 2,2 milhões de passageiros e 18.179 pousos e decolagens. O número representa um aumento de 24,6% da movimentação de pessoas se comparado com 2021. O fluxo de pessoas teve uma boa recuperação e já se aproximou dos índices de movimentação de 2019, antes da pandemia de covid-19.

A Zurich Airport Brasil, empresa do grupo Zurich Airport, concentra seus investimentos no aeroporto de Zurique; na América Latina, onde atua nos aeroportos de Bogotá, Curaçao, Florianópolis, Vitória, Macaé, Belo Horizonte e nos aeroportos de Iquique e Antofagasta, no Chile.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas