A AgroBrasília chega a mais uma edição, direcionada ao propósito de contribuir cada vez mais para modernizar o agronegócio no Planalto Central. Em 2023, a Feira ocorre de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, uma das mais significativas regiões rurais do Distrito Federal, a cerca de 70 km de Brasília.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destaca que a feira traz como temática Tecnologia para a sustentabilidade, e será uma grande oportunidade para a área ambiental se aproximar mais da população e vice-versa.
“Trabalhamos para o desenvolvimento sustentável, isso significa buscar o equilíbrio entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, gerador de emprego e renda. Por isso, estaremos na AgroBrasília apresentando, entre outras questões, ações de educação ambiental e nossas unidades de conservação, além de fazer uma interação com os produtores, pois são nossos aliados para conter o parcelamento de solo”, afirma.
A participação do órgão ambiental envolve repasse de informações de programas executados pelas suas áreas fins de licenciamento ambiental e unidades de conservação, além de programação diária, voltada para os mais jovens, como as exposições Natureza É e Ambiente com Ciência. Contará ainda com o espaço infantil com dobraduras Cerrado Dobrado e o Espaço Kids. As atividades diárias serão desenvolvidas pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) do instituto.
Presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a Feira, José Guilherme Brenner avalia que dinamismo e diversidade são características da região, cujos produtores sempre procuram aumentar o uso de tecnologia. “Assim, o papel da AgroBrasília é tornar disponíveis essas tecnologias, o que, acredito, tem sido alcançado. Além disso, conseguimos atrair pequenos e médios produtores, o que se traduz em maior produtividade também nessas propriedades.”
Sobre a AgroBrasília
A AgroBrasília, que ocorre desde 1977, é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.
Nos cinco dias de evento, o setor produtivo se reúne para fechar negócios em torno das tecnologias, dos sistemas e dos processos mais modernos do mercado. A troca e a disseminação de conhecimento também ficam garantidas pela intensa programação técnica.
Em sua área de abrangência – o Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados –, a AgroBrasília representa e impulsiona o agro, na região mais produtiva e tecnificada do País. Há muitos anos, o Planalto Central é considerado o celeiro do Brasil, graças aos altos índices de produtividade, maiores que a média nacional, ao uso intensivo de tecnologia, e à dedicação dos produtores rurais









