Representantes do governo brasileiro foram à Venezuel tratar de estreitar o relacionamento entre os dois países, que voltaram a se entender após a volta de Lula à presidência da República, a partir de janeiro de 2023. O Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Ruy Pereira, juntamente com os demais integrantes da missão, foram recebidos pelo Presidente Nicolás Maduro e pela vice, Delcy Rodrígues, no Palácio de Miraflores.
Em seu Twitter, Maduro celebrou o encontro, dizendo que ele irá “beneficiar os povos brasileiros e venezuelanos, além de fortalecer o respeito aos nossos territórios naturais”.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores informou que o encontro realizado nos dias 18 e 19 de maio, tem como objetivo “atualizar compromissos vigentes” entre os dois países, nas áreas de “cooperação técnica e humanitária e de identificação de novos possíveis temas para o programa de cooperação bilateral no período 2023-2025”.
O comunicado do Itamaraty ressalta que “o mesmo exercício vem sendo conduzido pela ABC, com a participação de áreas do governo federal, com outros países da região, a exemplo da Argentina, Chile, Equador, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana”.
A comitiva voltou da Venezuela na última sexta-feira, 19.