Nesta quarta-feira (07/06), a Nestlé firmou uma parceria com a The Yield Lab Latam (TYLL), uma multinacional de venture capital, para se tornar investidora de um fundo que apoia startups e organizações focadas em soluções de embalagem e infraestrutura de reciclagem.
O ‘Sustainability Fund’ investe em startups do setor agrícola que contribuem para a agricultura regenerativa na indústria de alimentos. Com um aporte cujo valor não foi revelado, a iniciativa da Nestlé visa impulsionar ações sustentáveis, como a redução de emissões e o aumento da biodiversidade.
A TYLL já investiu em 19 startups em quatro países latino-americanos e, segundo o sócio-gerente da empresa, Santiago Murtagh, pode atrair investidores interessados em segurança alimentar. A companhia oferece desde bancos digitais para agricultores até sistemas de gerenciamento de irrigação, plataformas de comercialização de grãos e monitoramento remoto.
Em comunicado, a Nestlé afirmou estar comprometida em reduzir sua pegada de carbono nas operações e na cadeia de suprimentos da empresa na América Latina. Especialmente, a empresa está empenhada em implementar práticas de agricultura regenerativa para a cadeia de fornecimento de laticínios. Atualmente, a Nestlé possui mais de 80 projetos espalhados em 11 países, com o objetivo de lidar com os efeitos climáticos e apoiar comunidades que trabalham para restaurar os recursos naturais.