O principal índice da B3, o Ibovespa, atingiu a marca de 117.133,29 pontos nesta sexta-feira (09/06), sinalizando uma possível sétima semana seguida de valorização. Essa performance poderá representar a maior alta para o período desde a semana de 8 a 12 de maio, quando o índice registrou um aumento de 3,15%. Até o momento, a valorização semanal já alcança 3,73%.
No cenário internacional, as expectativas de manutenção das taxas de juros nos Estados Unidos e a previsão de aumento dessas taxas pelo Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana podem enfraquecer um pouco o dólar, que está cotado a R$ 4,90, e direcionar recursos para países emergentes, como o Brasil, conforme análise de Jansen Costa, sócio fundador da Fatorial Investimentos. “Essa é a tendência que está influenciando o mercado global atualmente”, destaca ele em comunicado.
Em Nova York, o futuro do índice Nasdaq está em alta devido às perspectivas econômicas nos Estados Unidos. Já na China, espera-se que o governo adote medidas como cortes nas taxas de juros, após a desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) em maio e a redução de juros pelos bancos. Analistas apontam que os dados econômicos indicam uma recuperação mais lenta do que o esperado na economia chinesa.
Na carteira do Ibovespa, a maioria das ações opera em alta, com exceção da Unit da Klabin (KLBN11, -1,07%) e da ação ordinária da Suzano (SUZB3, -0,94%), que se destacam como as maiores baixas. Especialistas apontam que esse movimento está relacionado ao enfraquecimento do dólar, o que pressiona as empresas exportadoras.
As ações da 3R Petroleum também estão em destaque, com um avanço de 2,56%, impulsionadas pela transferência total da participação da Petrobras no Polo Potiguar para a 3R. Entre os pares, as ações da Petrobras ON (PETR3, +0,53%), Petrobras PN (PETR4, +1,00%) e Prio ON (PRIO3, +0,03%) tentam se manter em alta, enquanto os contratos futuros de petróleo mudaram de direção e estão em território negativo, com variações de -0,28% (Brent) e -0,42% (WTI).









