A proposta de emenda para a inclusão de bicicletas no programa de incentivo à compra de carros populares surge como uma iniciativa do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE). A proposta, fruto de uma colaboração com a Aliança Bike, uma associação brasileira do setor de bicicletas, sugere um desconto patrocinado de até R$ 8 mil, limitado a 20% do preço indicado na nota fiscal emitida pela montadora. Entretanto, é importante notar que a emenda não abrange as bicicletas elétricas, classificadas como ciclomotores na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.
Segundo a proposta, a inclusão de bicicletas no programa promove a descarbonização da matriz de transportes e amplia o acesso da população a bicicletas novas, o que proporciona maior conforto e segurança.
A proposta de incluir bicicletas no Programa de Incentivo à compra de carros populares tem gerado debates acalorados. Críticos argumentam que, embora a iniciativa pareça louvável em teoria, a verdadeira necessidade da população é a implantação de sistemas eficientes de mobilidade urbana em massa. Segundo o especialista em urbanismo, João Santos, “Enquanto muitos projetos de metrôs e transporte coletivo eficiente ainda permanecem apenas no papel, promover a compra de bicicletas como alternativa viável pode ser um desvio de foco. Além disso, a falta de infraestrutura adequada, especialmente em termos de segurança, torna arriscado para os cidadãos optarem por utilizar bicicletas como meio de transporte, especialmente as mais caras e tecnológicas, como as elétricas.”