Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Quando você receberá a restituição do Imposto de Renda 2023?

Foto: Pexels

A Receita Federal anunciou que o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano-base 2022) será efetuado no dia 30 de junho. Os contribuintes que esperam este retorno poderão realizar a consulta para verificar quem terá direito a partir do dia 23 de junho, sexta-feira.

O sistema de pagamento da restituição do IRPF é dividido em lotes pela Receita Federal. Para o ano de 2023, estão programados cinco lotes. O primeiro lote, conforme divulgado anteriormente, foi pago no dia 31 de maio, que coincidiu com a data limite para a entrega da declaração do imposto do corrente ano.

Os contribuintes podem se perguntar quando exatamente receberão a restituição. No entanto, não existe uma resposta definitiva para esta pergunta. A distribuição dos pagamentos se dá seguindo uma ordem de prioridade baseada em alguns critérios, e posteriormente, segue a ordem de envio das declarações.

conteúdo patrocinado

Só é possível saber em qual lote o contribuinte irá receber o pagamento após o processamento de sua declaração. A regra geral é: quanto mais cedo a declaração é entregue, mais rápido o pagamento é efetuado. O Economic News Brasil publicou que, ao final do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, foram contabilizados 41.151.515 documentos apresentados. 

Vale lembrar que a Receita Federal não realiza o pagamento a todos os contribuintes de uma só vez. Algumas categorias de contribuintes são priorizadas nestes lotes, como pessoas acima de 80 anos, pessoas acima de 60 anos com deficiência ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram o Pix para restituição.

Para facilitar o acompanhamento, a Receita Federal disponibiliza em seu site um cronograma com as datas de pagamento de cada lote. Confira os lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 no site oficial da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/restituicao/lotes.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado