Um novo estudo intitulado “Alcançando Novas Alturas em Tempos Incertos”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG), revelou que a inovação é uma das três principais prioridades para cerca de 80% das empresas em nível global para o ano de 2023. Essa pesquisa também apontou que 66% dessas empresas planejam investir nessa área.
Dentre as empresas que pretendem apostar na inovação, 42% afirmam que preveem um aumento de mais de 10% em seus orçamentos nesse domínio. A pesquisa destaca que a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel fundamental nessa área, e as prioridades de investimento das empresas refletem essa tendência. Neste ano, 61% das empresas investiram em IA e Aprendizado de Máquina, o que representa um crescimento de 15 pontos percentuais em relação à robótica e automação de processos, considerada a segunda tecnologia mais atrativa para investimentos, de acordo com os entrevistados.
No entanto, embora 83% das empresas tenham implementado sistematicamente a IA para apoiar a inovação, apenas 45% delas conseguiram traduzir esse investimento em impacto nos negócios. A BCG observa que essas empresas que alcançaram resultados “tornam-se incubadoras de ideias, gerando cinco vezes mais ideias e criando mais de duas vezes mais produtos viáveis mínimos (MVPs) em comparação com outras empresas”.
O estudo também revela uma lista das 50 empresas mais inovadoras de 2023, com destaque para as empresas de tecnologia ocupando cinco dos dez primeiros lugares. A Apple lidera essa lista pelo terceiro ano consecutivo, seguida por Tesla, Amazon, Alphabet, Microsoft, Moderna, Samsung, Huawei, BYD Company (nova entrada) e Siemens, que subiu dez posições em relação ao ano anterior.

Por fim, o relatório enfatiza o papel crucial que a inovação desempenha no desempenho das empresas. Desde 2005, o portfólio das 50 empresas mais inovadoras gerou um retorno médio superior em 3,3 pontos percentuais ao ano em comparação com o mercado mais amplo. Esses resultados destacam a importância de investir em inovação para garantir o crescimento e a competitividade no cenário empresarial atual.









