A ByteDance, responsável pelo TikTok, está determinada a ampliar sua presença no mercado ocidental e competir com grandes varejistas, como a Shein e a Amazon, segundo o Financial Times. A empresa introduziu a seção “Trendy Beat” no Reino Unido, oferecendo produtos populares nos vídeos do aplicativo. O diferencial é que esses itens são produzidos e vendidos diretamente pela ByteDance, seguindo o modelo de negócio da Shein.
A ByteDance contratou funcionários da varejista chinesa para impulsionar suas vendas. Enquanto isso, o TikTok Shop, disponível no Reino Unido e em testes nos EUA, funciona como um marketplace, com produtos de terceiros exibidos nos vídeos da plataforma, onde a ByteDance recebe uma porcentagem das transações.
Além disso, Zhang Yiming, cofundador da ByteDance, enfrentou uma queda de US$ 12,6 bilhões em sua fortuna após a recompra de ações pela empresa. Em setembro de 2022, a ByteDance, dona do TikTok, foi avaliada em US$ 300 bilhões, mas uma transação com investidores dos Emirados Árabes Unidos reduziu a avaliação para US$ 220 bilhões. Essa mudança resultou em uma queda significativa no patrimônio de Zhang Yiming nos últimos dois anos.