No mês de maio de 2023, a Latam Airlines Brasil se destacou como líder no mercado de aviação brasileiro, alcançando uma participação de 35,7%. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea foi responsável pelo transporte de 2,6 milhões de passageiros, representando um aumento de 26,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com informações da Aero Magazine, a Latam liderou o mercado doméstico, seguida pela Azul Linhas Aéreas, que ultrapassou a GOL, com 32,2% e 31,9% de participação, respectivamente.
No total, nos cinco primeiros meses deste ano, as companhias aéreas brasileiras transportaram um número expressivo de passageiros, chegando a 26,6 milhões de pessoas em voos pelo Brasil.
Além de ser líder no mercado doméstico, a Latam também se destacou no segmento internacional. Neste setor, a companhia transportou 303,4 mil passageiros em maio, o que corresponde a cerca de 19,1% do mercado. Na segunda posição, ficou a TAP com 9,8% de participação.
O índice medido pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa em relação a todas as companhias aéreas que operam no país.
Resultado
A Latam Airlines Brasil registrou um lucro líquido de US$ 121 milhões no primeiro trimestre deste ano, revertendo o prejuízo de US$ 380 milhões do mesmo período do ano anterior. As receitas da companhia aérea somaram US$ 2,8 bilhões entre janeiro e março, representando um aumento de 43,2% em relação ao mesmo período de 2022.